Capacitando talentos,
construindo o futuro

O que são os Programas de Formação da Zup?

É a oportunidade para pessoas que desejam uma carreira em tecnologia, e que, por diversas razões, ainda não tiveram a chance de ingressar nessa área dinâmica e promissora.

Os Programas de Formação da Zup têm como objetivo oferecer uma oportunidade de iniciar na área de tecnologia para pessoas de grupos diversos, promovendo dessa forma a diversidade na empresa e no mercado tech como um todo. Em outras palavras, o programa quer dar formação técnica de alto nível para pessoas que podem ter desafios para ingressar nesse campo devido a fatores socioeconômicos, culturais, de gênero, entre outros.

Ao oferecer essa oportunidade, a Zup não apenas busca ampliar o acesso de pessoas de recortes diversos ao mercado de tecnologia, mas também possibilita que estes profissionais estejam prontos para atender às demandas do mercado atual, fortalecendo a construção de um futuro mais diverso e inclusivo.

Histórico dos programas de formação

Em 2019, a Zup vivia um aumento significativo na demanda por profissionais desenvolvedores, refletindo uma tendência nacional do boom do mercado tech. E, então, nos deparamos que à medida que as contratações eram realizadas, menos recortes diversos eram trazidos, evidenciando lacunas na formação de pessoas com as tech skills que buscávamos.

A urgência em endereçar esse desafio, priorizando a diversidade nas novas contratações, levou a Zup a criar os Programas de Formação, como uma resposta proativa, estratégica e pragmática.

Hoje, os Programas de Formação se consolidaram como o compromisso tangível de construção de um futuro mais inclusivo, tecnologicamente capacitado e socialmente responsável.

Os Programas de Formação têm como pré-requisitos paixão por tecnologia, não sendo necessário conhecimento prévio na área nem experiência profissional anterior. Além disso, é necessário ter o ensino médio completo e ser maior de 18 anos. Esta é uma das iniciativas da Zup em promover a inclusão e a diversidade no mercado de tecnologia, proporcionando oportunidades de inserção profissional para grupos historicamente sub-representados.

Formando e incluindo profissionais no mercado de tecnologia

A Zup atualmente oferece duas modalidades, são elas:

O programa Catalisa é dedicado a pessoas com deficiência, cis ou trans. Durante o curso, os participantes têm a chance de aprender a linguagem Java e também são apresentados às diversas áreas de negócios da Zup. É uma oportunidade única para desenvolver talentos diversificados e alinhar suas habilidades com as demandas do mercado de tecnologia. Assim como no programa Estrelas Aprendiz, as aulas diárias no Catalisa têm de 4 a 5 horas de duração, com conteúdo desenvolvido internamente pela Zup, e são intercaladas com o ensino de habilidades comportamentais. 

Ao final do curso, as turmas têm 3 meses de vivência prática nos projetos reais da Zup, nos quais podem aplicar os conhecimentos adquiridos. Além disso, a vivência é a oportunidade de alocação dos estudantes em oportunidades reais de trabalho na empresa.

Este programa é dedicado a capacitar mulheres pretas, cis ou trans em situação de vulnerabilidade social e de renda. Com o Estrelas, elas têm a oportunidade de mergulhar no mundo da tecnologia, adquirindo habilidades técnicas e comportamentais essenciais para uma carreira de sucesso na área. O curso tem duração de aproximadamente 5 meses, com aulas diárias de conteúdo produzido integralmente pela Zup e instrutores exclusivos para a turma. As participantes também têm acesso a uma hora diária self study e encontros semanais com mentores. 




Impulsionando resultados

Desde o início de suas atividades, os Programas de Formação da Zup têm sido uma ferramenta poderosa para promover a inclusão, capacitar talentos e impulsionar o crescimento profissional.

Até o momento, já temos muito o que comemorar: